Nova função do PIX começa a vigorar a partir desta terça (16)

Nova função do PIX começa a vigorar a partir desta terça (16)

A partir desta terça feira, um ano após seu funcionamento, o PIX passará a contar com uma ferramenta de devolução de valores em casos de suspeita de fraudes ou falha operacional.

O mecanismo foi anunciado pelo banco central (BC) em junho. A ideia é que a devolução seja feita pela própria instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição. Já há um mecanismo parecido, mas ele funciona apenas quando o usuário recebedor detecta algum erro.

Desde o dia 4 de outubro começou a valer o limite de R$ 1 mil nas transferências noturnas, entre 20h e 6h, realizadas por meio do PIX.

A nova função viabiliza a devolução somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais. No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.

Quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *