Recife realiza vacinação itinerante contra gripe

Recife realiza vacinação itinerante contra gripe

Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

 

A Prefeitura do Recife vai intensificar as ações de vacinação contra a gripe, a partir desta quarta-feira (18), montando pontos itinerantes em diversas áreas da cidade, com o objetivo de aumentar a proteção dos moradores da capital contra a doença. A estratégia está dentro da Campanha Nacional contra Influenza, e contempla a população geral, utilizando as cerca de 200 mil doses remanescentes. A programação completa de onde acontecerão as ações pode ser conferida aqui. Na ação, a Sesau também vai disponibilizar a vacina tríplice viral para aqueles que nunca tomaram o imunizante ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Quem está dentro de um dos grupos prioritários da campanha precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Além das ações itinerantes, as vacinas são disponibilizadas em 150 unidades de saúde, de segunda a sexta. Por recomendação do MS, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza e a tríplice. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a imunização auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que alguns dos sintomas podem ser parecidos com os da gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *