O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta (6) a mudança na conta de luz para a bandeira verde. A redução, de cerca de 20%, passa a valer no próximo dia 16.
O chefe do Executivo afirmou que, em 2021, o país enfrentou a pior seca dos últimos 91 anos. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o governo federal, segundo ele, teve que tomar “medidas excepcionais”.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os reservatórios estão mais cheios que no ano passado e “o risco de falta de energia foi totalmente afastado”.
De acordo com Bolsonaro, o reservatório da usina de Furnas fechou o mês de março acima de 80% do volume útil. Desse modo, “não será mais necessário o acionamento de geração termelétrica adicional no sistema”, disse o presidente.
Com isso, o Governo Federal estará antecipando o fim da bandeira de escassez hídrica, que possui taxa no valor de R$ 14,20 por 100 Kwh. A redução dará um alívio nas contas de luz. Antes desta antecipação, a expectativa é que ela ficasse em vigor até 1º de maio.
– Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 6, 2022