O município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, está há 26 dias sem registrar mortes por covid-19.
Segundo a secretaria de saúde da cidade, o último óbito pela doença ocorreu no dia 13 de setembro. Segundo o órgão, o avanço da campanha de vacinação foi responsável pela queda nas mortes.
Atualmente no município 98% da população adulta esta vacinada com a primeira dose e mais de 56% com a segunda.
Com a diminuição das mortes, o município começou a desativar os leitos de enfermaria vermelha e amarela exclusivos para a doença, que eram 20 e hoje são 8. Esse espaço irá possibilitar o retorno das cirurgias eletivas nas unidades municipais.
A cidade totaliza, desde o início da pandemia, 10.012 casos da doença, dos quais 8.813 foram leves e 1.199 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes últimos, 523 evoluíram para óbito.
Apesar dos dados, a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, alerta sobre os cuidados contra a doença. “É importante continuar usando álcool em gel, máscara e manter o distanciamento. Apesar da queda nos números, estamos com a variante Delta circulando em todo o Estado e não podemos nos descuidar”, afirmou.