Cabo está há um mês sem registrar mortes por covid-19

Cabo está há um mês sem registrar mortes por covid-19

Foto: Sillas Gabriel PMCSA

 

O Cabo de Santo Agostinho está há 30 dias sem mortes por covid-19. O último óbito pela doença na cidade foi no dia 13 de setembro.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, o responsável pela queda nas mortes foi o avanço da campanha de vacinação. “No Cabo, já temos mais de 98% da população adulta vacinada com a primeira dose e mais de 56% com a segunda. Essa proteção vacinal tem contribuído na redução dos índices da covid-19 aqui”. Com a diminuição das mortes e casos, o município começou a desativar os leitos de enfermaria vermelha e amarela exclusivos para a doença, que eram 20 e hoje são 8. Esse espaço irá possibilitar o retorno das cirurgias eletivas nas unidades municipais.

Nas últimas 24 horas, a cidade não registrou novos casos de covid-19. Assim, o município totaliza desde o início da pandemia 10.039 casos da doença, dos quais 8.838 foram leves e 1.201 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes últimos, 523 evoluíram para óbito. Atualmente, 19 residentes do município estão internados, sendo 5 em leito de UTI e 14 em leito de isolamento. Apesar dos dados, a secretária alerta sobre manter os cuidados contra a doença. “É importante continuar usando álcool em gel, máscara e manter o distanciamento. Apesar da queda nos números, estamos com a variante Delta circulando em todo o Estado e não podemos nos descuidar”, afirmou Ana.

Atualmente, o município está vacinando pessoas a partir de 17 anos, por demanda espontânea, e entre 17 e 12 anos com comorbidades, através de agendamento no site www.prefeitura.cabo.pe.gov.br . Também está realizando a 3ª dose nos idosos e imunossuprimidos por demanda espontânea. A imunização acontece de 8h às 13h no Centro de Vacinação da Covid-19, na Praça 9 de Julho. De acordo com a secretária municipal de saúde, nas últimas semanas o município não recebeu doses para a primeira aplicação e, até o momento, também não recebeu doses para vacinar a população ampla de adolescentes, apenas para este público com comorbidades.

Sobre a campanha de vacinação, já foram aplicadas 233.949 doses de vacinas contra a covid-19. Os dados constam no Informe Epidemiológico do município do dia 12 de outubro. Do total de doses aplicadas, 145.768 são de primeira administração, 86.429 de segunda, 1.097 de doses únicas e 655 de reforço.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *