O Banco Central comunicou nesta sexta-feira, (21) o vazamento de dados pessoais como nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da agência e conta vinculados a 160.142 chaves Pix e sob a guarda e responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso).
Segundo o Banco Central, a falha ocorrida entre 3 a 5 de dezembro de 2021 foi pontual e que “não foram expostos dados sensíveis”, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.”
O Banco Central ainda frisa que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.”
Sobre o vazamento, afirma que adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.