Estado confirma 31 casos da dupla infecção de Covid-19 e influenza

Estado confirma 31 casos da dupla infecção de Covid-19 e influenza

Nesta quinta-feira (6) o governo de Pernambuco informou, por meio de uma coletiva de imprensa, que foram registrados no Estado 31 casos de dupla infecção de Covid-19 e influenza H3N2. Desse total, apenas um paciente, de 77 anos, teve Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e necessitou de internamento hospitalar.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, que estava presente na coletiva, disse que “Estamos vivendo uma fase de aceleração da epidemia. […] Sabemos que coinfecção é possível desde 2020. Não tínhamos, até então, a circulação de influenza. Quando passou a circular, agora com até muito mais força que a Covid, é natural que as pessoas tenham contato com os dois vírus”.

A dupla contaminação é chamada de “Flurona” que é a união dos termos “flu”, de influenza, em inglês com “rona” de coronavírus.

Entre os casos de ‘flurona’, 17 notificados são de homens e 14, de mulheres. Os municípios de origem são: Abreu e Lima (1), Caruaru (4), Cupira (1), Igarassu (1), Jaboatão dos Guararapes (4), Paulista (1), Recife (16), Salgueiro (2) e Vitória de Santo Antão (1).

Como ficamos por um longo tempo sem nenhuma circulação do vírus da influenza, isto ficou até esquecido, mas agora, com esta forte aceleração da contaminação, estamos vendo novos casos”, continuou.

André Longo declarou que ter Influenza e Covid ao mesmo tempo não significa ser um caso mais grave que ter apenas uma das doenças.

Até a terça-feira (4), foram registrados 6.392 casos de Influenza A em Pernambuco, com 38 óbitos.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *