A Disney, Sony Pictures e Warner anunciaram na segunda-feira (28) que suspenderam as estreias de seus filmes nos cinemas da Rússia, seguindo o exemplo de várias empresas que optaram por deixar aquele país.
“Devido à invasão não provocada à Ucrânia e à trágica crise humanitária, estamos suspendendo a estreia de filmes na Rússia, incluindo o próximo ‘Red – Crescer é uma Fera’ da Pixar”, informou a Disney em comunicado.
“Tomaremos futuras decisões comerciais em função de como a situação se desenvolver”, acrescentou.
A Disney indicou que trabalha com uma ONG para fornecer ajuda emergencial e outras formas de assistência humanitária aos refugiados.
Com o anúncio, a Warner Bros. anunciou o cancelamento da estreia russa de “The Batman”, que estava prevista para sexta-feira (4).
A Sony Pictures, se uniu à iniciativa e suspendeu a estreia de seus filmes na Rússia, incluindo “Morbius”. A empresa justificou em um comunicado a decisão pela “ação militar que perdura na Ucrânia, a incerteza resultante e a crise humanitária provocada na região”.
Além das gigantes do entretenimento, a Netflix também anunciou, na segunda-feira (28), que não deve cumprir a lei de audiovisual da Rússia que exige a inclusão de 20 canais públicos para poder operar no país.