No Recife, motoristas de ônibus vão vivenciar dificuldades dos ciclistas no trânsito

No Recife, motoristas de ônibus vão vivenciar dificuldades dos ciclistas no trânsito

A Prefeitura do Recife iniciará, nesta terça-feira (21), uma formação para motoristas de transportes complementares do Recife sobre o respeito aos ciclistas no trânsito. O encontro acontecerá a partir das 9h no Compaz Ariano Suassuna. Ao todo, 80 motoristas receberão a capacitação. O evento faz parte da programação da Semana de Mobilidade do Recife, que tem como tema “Respeito no trânsito protege vidas”.

Durante o encontro, os condutores terão uma aula expositiva sobre noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), focando no respeito aos ciclistas.  “O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando diz que os veículos maiores devem proteger os menores. Então reunimos esses motoristas para conscientizar sobre essa responsabilidade com os ciclistas, que é um público que tem crescido na cidade”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Durante a formação, haverá a parte prática com uma novidade: os motoristas de ônibus vão subir em uma bicicleta. Com a bike fixa em um ponto, os motoristas vão se colocar no lugar dos ciclistas que encontram diariamente no trânsito quando o ônibus não respeita a distância mínima de 1,5 m, como estabelece o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro.

 Além dos encontros para fomentar o respeito aos que utilizam a bicicleta e para dar informações de segurança viária e itens de proteção aos próprios ciclistas, a CTTU lançou, em agosto, a cartilha “Bora de bike, Recife?” que convida o cidadão a utilizar a bike no município.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 

A Prefeitura do Recife tem atuado com um Programa de Educação para o Trânsito, focado em chegar cada vez mais próximo dos diversos atores, como os pedestres, ciclistas e motoristas. As equipes estão realizando ações cada vez mais integradas entre fiscalização, desenho urbano e comunicação, levando ao cidadão a mensagem de que o respeito às leis de trânsito salva vidas. Além disso, já foram realizadas diversas parcerias com empresas públicas ou privadas como a da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, SAMU Recife, Compaz, ifood, Abraciclo, agregando várias organizações para promover a segurança viária, que é uma responsabilidade compartilhada entre todos os cidadãos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *