Nesta segunda-feira (18), o governo de Pernambuco autorizou a aplicação da vacina contra a Covid-19 para apenas crianças de 4 anos. Segundo o estado, a medida acontece para garantir a vacinação desse público, diante do baixo quantitativo de estoque.
Com a autorização, o estado cumpre, em parte, uma recomendação do Ministério da Saúde, que liberou, desde sexta (15), o uso de Coronavac para imunizar menores entre 3 e 5 anos.
Por meio de nota, o secretário André Longo justificou a medida. Segundo ele, “o desafio, neste momento, é garantir que as crianças com 4 anos de idade tenham seu esquema básico completo, com o recebimento das duas doses do imunizante”.
As crianças com 5 anos seguem sendo vacinadas com doses da Pfizer, conforme decisão da Anvisa.
Em Pernambuco, o público estimado é de 154.355 pessoas com 4 anos de idade e 149.786 crianças com 3 anos. Os gestores municipais informaram ao Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) possuírem em seus estoques um total de 323.452 doses do imunobiológico da CoronaVac/Butantan. As doses devem ser utilizadas para proteção em primeira e segunda aplicação, com intervalo de 28 dias entre elas.