O Governo de Pernambuco autorizou, nesta quinta-feira (28), o aumento para 30% a capacidade de público nos estádios pernambucanos. O anúncio foi feito pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, ao lado do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, e do secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes.
Os cuidados, segundo o governo, irão continuar. A partir de 300 pessoas no estádio, 90% do público terá que estar vacinado com as duas doses ou vacina de dose única. Além disso, os 10% restantes com a 1ª dose terá que apresentar teste rápido de antígeno negativo realizado durante o período de 24 horas antes do evento ou RT-PCR negativo feito até 48 horas antes da partida.
“Todos os cuidados estão sendo tomados, a testagem para o público do 10% segue valendo. Campo de futebol é amplo, ao ar livre, mas tem que haver o cuidado. É preciso que haja a consciência de quem vai. […] Todos os protocolos estão sendo exigidos, cumpridos. Seguiremos vigilantes quanto ao cumprimento do protocolo e que todos colaborem, usando a máscara e evitando contatos durante a partida”, disse o secretário de turismo do Estado, Rodrigo Novaes.
Eventos
Além da ampliação do públicos nos estádios, o governo também anunciou a liberação do público para o setor de eventos. A partir de agora, os eventos no estado poderão contar com o público de até 5 mil pessoas ou 80% da capacidade do local, o que for menor. Estará permitida música ao vivo em bares e restaurantes, que funcionarão sem restrição de horário.
Cinemas, museus, teatros e circos poderão funcionar para 100% do público. Todos estes serviços poderão funcionar sem restrição de horário.