Pernambuco autorizou o início da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A recomendação da dose de reforço para pessoas nesta faixa etária foi ampliada pelo Ministério da Saúde na sexta (27).
A decisão foi pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), após recomendação do Comitê Estadual de Acompanhamento da Vacinação. Atualmente 626.456 jovens nesta faixa etária estão aptos a tomar a terceira dose do imunizante contra o novo coronavírus no estado.
Por recomendação do Ministério da Saúde, a dose de reforço nos adolescentes deve ser feita, preferencialmente, com imunizante da Pfizer. No entanto, em caso de falta, está autorizada a imunização do grupo com a vacina da Coronavac.
“Ainda estamos em um cenário incerto para Covid-19, então precisamos reforçar a vacinação desse grupo. Lembrando que a proteção da Covid-19 só é completa após o término do esquema básico mais as doses de reforço”, disse a superintendente estadual de Imunizações, Ana Catarina de Melo.
O estado também recomenda e autoriza que os municípios realizem a quarta dose de quem tem entre 55 e 59 anos.