Foto: reprodução/ Tv Globo
Várias cidades da região Metropolitana do Recife foram surpreendidas com um nevoeiro na manhã desta segunda-feira (13). Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Paudalho, Moreno, Santa Cruz do Capibaribe e Barreiros foram algumas das cidades pernambucanas onde a neblina foi registrada.
De acordo com o meteorologista Fabiano Prestrêlo, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), três fatores podem provocar os fenômenos.
“O primeiro é quando a temperatura próxima da superfície é menor que a temperatura do ar. Quando isso acontece, é chamado de inversão térmica. O outro fator é quando a umidade relativa do ar está acima de 90%, provocando muito vapor de água, facilitando a condensação do ar. E o último fator é a ausência dos ventos”, informou Fabiano.
Ainda segundo o especialista, o nevoeiro ocorre quando há menos de um quilômetro de visibilidade e que, acima dessa faixa, o que acontece é chamado de neblina.
O principal horário para a ocorrência dos dois fenômenos é durante a madrugada e início da manhã, quando a temperatura está mais baixa e a umidade do ar é mais alta.
“No Agreste, acontece com maior facilidade. Mas quando o sol nasce e vai aquecendo a superfície, a umidade vai diminuindo e vão ocorrendo mais ventos, a neblina e o nevoeiro se dispesam com facilidade”, informou.