O prefeito do Rio de janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta segunda-feira (7) que vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscara em lugares abertos e fechados na cidade. Em uma rede social, ele disse que o decreto será publicado nesta terça-feira (8) no Diário Oficial do município.
Paes disse também que a exigência do comprovante de vacinação deve ser suspensa em três semanas, quando a cidade atingir 70% de cobertura vacinal com a dose de reforço.
O prefeito explicou que a decisão ocorreu por conta do melhor cenário epidemiológico da pandemia.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz disse que o estado tem o menor índice de transmissão do vírus. “Temos a menor transmissão desde o começo da pandemia, de 0,3, e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das últimas semanas”, afirmou.
O Rio é a primeira capital do país a fazê-lo
Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde disse que ainda não têm previsão para retirar a obrigatoriedade das máscaras, em meio à pandemia de Covid-19.
Em coletiva de imprensa transmitida pela internet, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou ser “precipitado” falar na retirada da obrigatoriedade das máscaras e reforçou a necessidade do uso para prevenção da doença.