Vulcão localizado na ilha de La Palma entra em alerta amarelo e pode provocar tsunami no Brasil

Vulcão localizado na ilha de La Palma entra em alerta amarelo e pode provocar tsunami no Brasil

Autoridades da Espanha elevaram para o nível amarelo o alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano. Segundo o portal MetSul Meteorologia, o vulcão poderia provocar um tsunami no Brasil, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do país.

De acordo com o portal, a intensidade dos movimentos sísmicos que acontecem há 5 dias também aumentou. Enquanto isso, a profundidade dos epicentros diminuiu,  em média, de 30 para 12 quilômetros. Na terça-feira (14) foram registrados mais de 100 tremores.

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, em volta do vulcão. O órgão disse que os tremores se intensificam e vão chegando à superfície, o que coloca a ilha em alerta amarelo para uma erupção (o sistema de alerta tem quatro níveis, e o amarelo é o segundo mais grave).

O Instituto disse que não há evidência de que pode haver uma erupção imediata, mas a situação pode mudar rapidamente. Espera-se mais tremores nos próximos dias.

O vulcão localizado na ilha de La Palma estava adormecido desde 1971.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *