O governo de Pernambuco atualizou o protocolo de isolamento de casos positivos para Covid-19. A partir de agora, quem testou positivo para a doença, com sintomas ou não, deverá manter o isolamento por sete dias e voltar às atividades no oitavo dia. Além disso, é preciso estar sem sintomas por pelo menos 24 horas.
Até ontem (31), o governo determinava, para os sintomáticos, um isolamento de dez dias, além de 24 horas sem sintomas. Para assintomáticos, o isolamento definido já era de sete dias.
A decisão, foi tomada após reunião do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), se baseia em ações adotadas em outros países do mundo e com aval dos especialistas membros do grupo.
Com isso, os casos positivos para doença, independentemente da presença de sintomatologia, passam a cumprir o isolamento de sete dias.
“É importante lembrar que, para o retorno às atividades cotidianas e de trabalho, o paciente precisa contabilizar pelo menos 24 horas sem sintomas. Não é exigida a realização de um novo teste”, informou o governo, em nota.