Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso falam sobre caso de racismo

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso falam sobre caso de racismo

Após toda repercussão nas redes sociais, Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso, falaram com exclusividade ao programa Fantástico da TV Globo neste domingo (31), sobre ocaso de racismo que seus filhos sofreram em Portugal. Os artistas comentaram a situação tenebrosa e destacaram como tudo ocorreu.

Bruno, contou que esse restaurante, onde as cenas aconteceram, é bastante frequentado por eles quando vão ao país. “É um restaurante que a gente gosta muito de ir, porque a gente sempre encontra muitas pessoas pretas no restaurante. Para os nossos filhos, a gente acha muito importante estarem em ambientes com pessoas pretas”, explicou Gio.

“E eles estão na praia brincando e, de repente, uma das crianças subiu e falou para gente o que tinha acontecido. Mas, e aí a gente ficou chateado, bem chateado. Mas, começou… E vocês viram aquelas imagens. Giovanna contou o que aconteceu e reproduziu o que escutou”, relata Bruno.

De acordo com a atriz, a mulher que atacou não só os filhos do casal como também uma família de angolanos, proferia várias falas racistas como: “pretos imundos”, “voltem para a África”, “Portugal não é o lugar para vocês, vão embora daqui”.

Então, Giovanna Ewbank falou de sua reação ao confrontar a mulher. “Ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui daquela maneira”, disse ela, que ainda questionou se o resultado teria sido o mesmo caso ela fosse uma mulher negra. “Será que ela teria sido retirada do restaurante? Será que iria leva-la se fossem pais pretos de crianças pretas? Hoje eu sou uma mulher muito consciente dos meus privilégios, estou sempre rodeada de outras mulheres pretas diariamente. Eu vou combater de frente”. E Bruno declarou: “Essa luta é de todo mundo”.

Por fim, Ewbank se emocionou ao falar sobre como será a vida dos filhos daqui para a frente. “A gente sabe que vai acontecer muitas outras vezes. E eu acho que agora não tem mais como proteger mais tanto os nossos filhos do que eles vão ouvir, vão ver, eles estão crescendo. Então é continuar fortalecendo os nossos filhos e mostrando o quanto eles são maravilhosos, fortes e o quanto eles tem direito de combater o racismo, o quanto ele precisam estar atentos o tempo todo”, disse ela. Gagliasso deixou um recado: “Você ficar calado é você participar disso, é ser cúmplice disso, não fique calado, é crime”.

Ataque racista

No último sábado (30) os filhos da Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso, Titi e Bless sofreram racismo, durante uma viagem de férias a Portugal.  Vídeos do momento em que Gio discute com a mulher circularam na web e se tornou um dos assuntos mais comentados da rede. Nas imagens é possível ouvir Ewbank chamando a mulher de “racista nojenta” enquanto Bruno é visto ao lado de Ewbank durante a discussão, sem interferir. Um outro vídeo da mulher sendo presa foi bastante repercutido no Brasil.

De acordo com pessoas que estavam no estabelecimento e entraram em contato com a coluna, a mulher teria falado para “tirar aqueles pretos imundos do local”, referindo-se aos filhos de Ewbank e Gagliasso e a outros turistas angolanos que estavam no Clássico Beach Club. A atriz teria cuspido no rosto da racista ao ouvir as ofensas.

Segundo colunista Lucas Pasin, do Uol, a mulher foi levada por policiais. No entanto, segundo informações do jornal português Público, a mulher foi solta horas depois.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *