A gravação do DVD de João Gomes que acontece na próxima quarta-feira (17) no Marco Zero, vai contar com bloqueios nas ruas e fiscalização nas pontes de acesso ao bairro. Os detalhes da operação montada pela prefeitura foram divulgadas nesta segunda-feira (15).
De acordo com autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o entorno do Marco Zero é interditado para veículos a partir das 4h, ou seja, as ruas Vigário Tenório e Alvares Cabral e a Avenida Barbosa Lima Sobrinho.
O plano inicial é de que mais bloqueios sejam realizados às 12h e às 15h, mas isso pode ser adiado ou antecipado de acordo com o fluxo de pessoas.
A medida visa oferecer segurança para os pedestres que seguirão para o show, previsto para iniciar às 17h da quarta. Os organizadores do evento estimam 80 mil pessoas na ocasião.
O estacionamento de veículos estará proíbido, incialmente, em três ruas: Vigário Tenório, Barbosa Lima Sobrinho e Álvares Cabral. André Luiz orienta que o público que vai conferir a gravação deixe os carros em casa.
Confira os pontos de bloqueio:
Avenida Alfredo Lisboa com Rua da Moeda;
Rua da Moeda, na altura da Rua Dona Maria César e Rua da Assembleia;
Rua Mariz e Barros, próximo às ruas Tomazina, Vigário Tenório, Álvares Cabral e avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco;
Avenida Barbosa Lima Sobrinho, próximo à Rua do Apolo, à Rua do Bom Jesus e à Rua da Guia
Rua Domingos José Martins com Avenida Alfredo Lisboa.
Em relação aos comerciantes, segundo a prefeitura, quem tiver credenciados vão poder atuar na área entre a Avenida Alfredo Lisboa e as ruas Dona Maria César, da Guia e a Arsenal da Marinha, segundo determinação da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon).
A secretária-executiva de Controle Urbano (Secon), Marta Lima, explicou que esses comerciantes não vão poder utilizar carroças e food trucks na área. “Quem trouxer sua carrocinha, vai ser orientado para que não atrapalhe a mobilidade e circulação de pessoas”, declarou.
O que não pode ser levado
As pessoas que forem para o show vão passar por duas revistas. A primeira, segundo a prefeitura, é realizada pela equipe de segurança privada contratada pela produção do show e que fica nas quatro pontes que dão acesso à ilha do Bairro do Recife.
Depois, funcionários da prefeitura ficam em seis barreiras do perímetro de onde o público verá a apresentação. Garrafas de vidro, bandeiras com hastes de bambu e objetos perfurantes, além de armas de qualquer espécie, são proibidos, segundo a Secretaria de Controle Urbano.
“Essas barreiras vão servir para que a gente evite que o comércio informal entre com carroças, com mercadorias grandes. A gente pede que não traga nenhum material de vidro ou cortante”, explicou a secretária executiva de Controle Urbano.
Será permitida a entrada com coolers de bebidas, desde que não contenham qualquer recipiente de vidro. Caso a pessoa seja flagrada com vidro, a bebida será apreendida.