Foto: Hélia Scheppa/SEI: Reunião com secretários
O governador Paulo Câmara anunciou, em reunião promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na tarde desta terça-feira (31.05), que designou secretários estaduais para trabalhar em linha direta com os prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas, que decretaram situação de emergência. O objetivo é acelerar o restabelecimento dos serviços básicos e a circulação nos locais afetados pelos temporais, além de prestar assistência à população.
A decisão foi tomada mais cedo, durante reunião com os secretários e representantes dos demais órgãos envolvidos na operação de assistência e recuperação dos impactos das chuvas. O governador reforçou que os trabalhos devem focar no restabelecimento dos serviços essenciais, como abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, desobstrução de vias e assistência social.
“Esse é um passo adiante do que vem sendo feito até agora. Estamos próximos de concluir a busca pelos desaparecidos e temos uma tarefa muito importante pela frente, de dar assistência às pessoas desabrigadas e cuidar do restabelecimento dos serviços e dos acessos viários. Será um trabalho que vai levar semanas, e os secretários vão atuar de maneira integrada com os prefeitos nessa tarefa”, afirmou Paulo Câmara.
Durante a reunião da Amupe, realizada por videoconferência, o governador também ouviu as necessidades urgentes dos prefeitos e assegurou que mesmo os municípios que não decretaram situação de emergência vão contar com o apoio do Estado.
A lista de municípios e secretarias que irão trabalhar de maneira conjunta ficou definida da seguinte forma:
Abreu e Lima, Araçoiaba e Igarassu – Desenvolvimento Social
Glória do Goitá, Nazaré da Mata, Lagoa do Carro e Paudalho – Controladoria Geral
Aliança, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba e Vicência – Desenvolvimento Agrário
Cabo de Santo Agostinho – Desenvolvimento Urbano e Habitação
Camaragibe, Moreno e São Lourenço da Mata – Educação
Recife – Infraestrutura e Recursos Hídricos
São José da Coroa Grande e Rio Formoso – Meio Ambiente e Sustentabilidade
Bom Jardim, Limoeiro e Passira – Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional
Jaboatão dos Guararapes – Justiça e Direitos Humanos
Paulista – Prevenção à Violência e às Drogas
Goiana e Olinda – Cehab