Prefeitura do Recife renova por três meses decreto de estado de calamidade devido a pandemia

Prefeitura do Recife renova por três meses decreto de estado de calamidade devido a pandemia

Foto: Marcos Pastich/PCR

 

Devido ao crescimento dos casos de síndrome gripal no Recife, provocados pelo vírus influenza, e das incertezas em relação à variante Ômicron do novo coronavírus, o prefeito do Recife, João Campos reuniu-se com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta segunda-feira (27) e determinou que o Decreto de Calamidade pública relacionado à pandemia será renovado por mais três meses. A medida foi publicada nesta terça (28) no Diário Oficial.

O decreto, possibilita a desburocratização para a eventual contratação de profissionais de saúde, caso seja necessário, devido ao crescimento dos indicadores relacionados a casos respiratórios no Recife.

“Este crescimento não repercute, no dia de hoje, em aumento dos casos graves e de óbitos, mas nossa rede segue trabalhando e alerta. Nós temos unidades provisórias covid na Atenção Básica, que fazem a primeira triagem; temos os SPAs da média complexidade; e a gente está publicando, de hoje para amanhã, um decreto que possibilitará um aumento de profissionais de saúde trabalhando nessas unidades para permitir, com maior celeridade e conforto para os recifenses, o acolhimento necessário”, declarou o prefeito.

Para evitar a sobrecarga nos serviços de pronto atendimento municipais e garantir um serviço de qualidade para todos os pacientes, é importante que as pessoas com sintomas gripais utilizarem o Atende em Casa.

No último dia 21, a prefeitura do recife intensificou a vacinação contra a gripe para aumentar a proteção dos moradores contra a doença. No recife existem 150 salas de vacina,existe a vacinação itinerante que percorre diversas comunidades e a vacina também é encontrada nos postos já montados em cinco shoppings da cidade e nos 22 centros e Drive-thrus, que até então funcionavam apenas para vacinação contra covid-19. A iniciativa já proporcionou a aplicação de 25 mil 535 doses de vacina contra a gripe.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *