Vacina contra a Varíola dos Macacos pode chegar ainda este ano

Vacina contra a Varíola dos Macacos pode chegar ainda este ano

Nesta quarta-feira (27), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) anunciou que a vacina contra a Varíola dos Macacos pode chegar ainda este ano aos países das Américas, mas em pouca quantidade. O Brasil é um dos interessados.

Em uma coletiva de impressa realizada pela manhã, diretor da Opas, Marcos Espinal disse que a vacina não é a única estratégia para conter a disseminação da doença. E que medidas de testagem e vigilância também são de ampla importância.

“Temos esperança de que teremos vacina ainda este ano, as negociações continuam. (As doses) devem ser limitadas, não em massa, porque há apenas um produtor. Mas vamos tentar assegurar que cheguem neste ano”, disse o diretor.

A Opas disse ainda que está em negociações “avançadas” com o desenvolvedor do imunizante. Mas ainda ressaltou que é preciso cautela, pois há informações limitadas em relação à eficiência deste imunizante em questão. O diretor ressaltou que a monkeypox não se transmite pelo ar, mas pelo contato físico.

“Para os países que chegarem depois, como por exemplo (pode ser o caso do) Brasil, vamos poder oferecer ainda neste ano um pequeno quantitativo para aplacar situações emergenciais e depois garantir que recebam, em primeiro lugar, até o segundo trimestre do ano que vem”, afirmou.

Atualmente, Brasil tem 813 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox), segundo dados do Ministério da Saúde.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *