Foto: Marlon Costa
O Recife foi eleita “cidade da música”. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), nesta segunda-feira (8). A partir de agora, a capital Pernambucana integrará a Rede de Cidades Criativas do órgão, e se une a outros 295 municípios ao redor do mundo reconhecidos internacionalmente.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco tem como objetivo principal promover a cooperação internacional entre os locais que investem na criatividade, por meio de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e vitalidade cultural.
Além da capital pernambucana, Campina Grande (PB) também passou a integrar a lista, e passa a representar o Nordeste no quesito “mídia” e João Pessoa em “artesanato”. Outras dez cidades brasileiras já fazem parte da rede de cooperação, cada uma por uma especificidade.
Confira:
Belém: gastronomia;
Belo Horizonte: gastronomia;
Brasília: design;
Campina Grande: artes – comunicação e mídia;
Curitiba: design;
Florianópolis: gastronomia;
Fortaleza: design;
João Pessoa: artesanato e artes populares;
Paraty: gastronomia;
Recife: música;
Salvador: música;
Santos: cinema.
Com título, Recife assume o compromisso de compartilhar boas práticas, desenvolver parcerias e promover desenvolvimento urbano a partir de indústrias de cultura e criatividade.